ANDRÉA MAIA

Diretora Geral e Artística

Nascida em Belo Horizonte (MG), deu inicio a suas atividades artísticas profissionais em 1982, com o Grupo de Dança Camaleão (B.H.), onde também desenvolveu o trabalho de ensaiadora e assistente de coreografia até 1986.

De 1986 a 1988 integrou a Cia. de Dança Palácio das Artes (BH), sendo indicada ao prêmio de melhor bailarina pela Fundacem.

Em 1989 ingressou no elenco do Balé da Cidade de São Paulo e em 2000 passou a integrar a Cia. 2 dessa companhia, tendo desenvolvido também o trabalho de ensaiadora e assistente de coreografia.

Em 2006 desenvolveu junto ao Dr. Ricardo Ghelman e a Robson Lourenço, uma pesquisa sobre a embriologia, que aborda o estudo da origem da vida, e ao longo de sua carreira vem relacionando este estudo ao desenvolvimento do seu trabalho artístico.

Em Abril de 2010 assume a Direção Artística e de Ensaios do Ballet Jovem Minas Gerais. Em 2013 foi convidada pelo coreógrafo Oscar Araiz para remontar a obra “Cantares” no Ballet Jovem e também para o Balé da Cidade de São Paulo.

Em 2018 recebeu o certificado de honra de mérito artístico pela câmara dos vereadores de Belo Horizonte.